Notícias

  • Adiamento do prazo de submissão: chamada “Dimensão Prática da Lógica de G.W.F. Hegel”

    2022-07-31

    O prazo final de submissões para a chamada a  “Dimensão Prática da Lógica de G.W.F. Hegel” (abaixo) foi adiado

    Novo prazo para submissões:  21 de agosto de 2022.

    Todos os artigos submetidos passarão por avaliação às cegas.

    O volume será publicado ao final de 2022.

    Para maiores informações, por favor, entre em contato com:

    Giovanna Luciano: lucianogianna@gmail.com

    Saiba mais sobre Adiamento do prazo de submissão: chamada “Dimensão Prática da Lógica de G.W.F. Hegel”
  • Webinários da Revista de Estudos Hegelianos

    2022-05-18

    É com grande prazer que anunciamos mais um Ciclo de Webnários da Revista Eletrônica Estudos Hegelianos. Os nossos convidados de 2022 são o Prof. Dr. Hernandez Eichenberger (IFC), que discutirá o seu livro Pobreza e plebe em Hegel (EdUFABC, 2021), e o Prof. Dr. Andreas Arndt, que discutirá o seu livro Freiheit (PapyRossa, 2019)

    • O encontro com o Prof. Dr. Hernandez Eichenberger ocorrerá na quarta-feira, dia 08/06/2022, às 17h
    • O encontro com o Prof. Dr. Andreas Arndt ocorrerá na quarta-feira, dia 24/08/2022, às 15h (UTC-03:00). Projetaremos uma tradução em português do artigo.

    Ambos os encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube da Revista Eletrônica Estudos Hegelianoshttps://www.youtube.com/channel/UCaIdYkXEb4JdyRDFmesIsxw

    Será um enorme prazer poder contar com a participação de vocês.
    Atenciosamente,

    A comissão organizadora
    Dr. Emmanuel Nakamura (Unicamp)
    Prof. Dr. Fábio Nolasco (UnB)
    Prof. Dr. Luiz Fernando Barrére Martin (UFABC) 
    Profa. Dra. Polyana Tidre (UFPR)
    Prof. Dr. Ricardo Crissiuma (UFRGS)

    Saiba mais sobre Webinários da Revista de Estudos Hegelianos
  • Call for Papers

    2022-02-22

    HEGEL DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL, VOLUME I: HEGEL E A ÍNDIA

     Hegel é um filósofo incontornável no processo da associação entre filosofia e história. Sua obra é central tanto para o desenvolvimento de uma concepção filosófica da história quanto para o estabelecimento de um cânone – problemático ou não – da história da filosofia. Nesse sentido, é importante notar como a história da filosofia hegeliana é inseparável da própria filosofia hegeliana: por meio dela, não apenas se expõe o desenvolvimento dos principais conceitos filosóficos hegelianos, mas também se visa a justificar a necessidade dos mesmos. Por isso, discutir a relação de Hegel com outras tradições de pensamento não incluídas em sua história da filosofia não é apenas de interesse para reconhecer o valor filosófico de outras tradições, mas também para indicar as tensões do núcleo conceitual da própria filosofia hegeliana, de uma maneira tal que apenas o confronto com outras tradições de pensamento poderia de fato trazer à tona. 

    É com isso em mente que, com este call for papers, começamos uma série de dossiês para a Revista Estudos Hegelianos com o tema “Hegel de uma perspectiva intercultural”, no qual se tratará de discutir as diversas relações tensas, problemáticas e, ao mesmo tempo, cheias de potencial, da filosofia hegeliana com tradições filosóficas não-europeias. Para o primeiro volume desta série, em particular, escolhemos o tema “Hegel e a Índia”, tema que nos parece mais do que adequado para começar a série. Afinal, dentre todos os confrontos de Hegel com outras tradições de pensamento, aquele com a cultura e pensamento indianos é um dos mais ambíguos. Inicialmente marcado por uma atitude de hostilidade, a atitude hegeliana se revela mais ambígua com o tempo, o que é sem dúvida uma consequência, entre outras coisas, do acesso cada vez maior que Hegel teve a obras sobre o pensamento indiano e mesmo a traduções de originais. Tal ambiguidade se manifesta na oscilação do juízo hegeliano sobre o teor filosófico do pensamento indiano. Seria tal oscilação um indicativo dos limites de seu pensamento? O que está em questão no confronto de Hegel com o pensamento indiano? Trata-se de um debate especificamente histórico sobre a localização do surgimento da filosofia ou pode-se ver aqui algum tipo de desafio sistemático para a compreensão hegeliana da filosofia como acontecimento histórico? Poderia tal desafio expor limites da compreensão hegeliana de alguns conceitos centrais para seu sistema, como substância, sujeito, liberdade e indivíduo?

    São questões como essas que gostaríamos de explorar nesse primeiro volume de nossa série sobre “Hegel de uma perspectiva intercultural”. Nesse sentido, serão bem-vindos todos artigos e contribuições que versem de alguma maneira sobre a relação de Hegel com a cultura, pensamento, filosofia e religião indianas. Em especial, serão bem-vindos artigos que analisem o papel desse confronto em dimensões centrais do edifício filosófico hegeliano, quer estejamos falando, mais obviamente, da história da filosofia, quer estejamos falando, ainda, da filosofia da história, da estética, ou mesmo da ciência da lógica, para mencionar apenas algumas possibilidades. Também serão bem-vindas traduções e resenhas que sejam compatíveis com a temática e a proposta do dossiê.

     

    Deadline para submissão dos textos: 30/9/2022


    Sugestões de temas: 

    O lugar da filosofia indiana na história da filosofia de Hegel;

    A Índia na filosofia da história hegeliana;

    O problema do sujeito/da consciência em Hegel e nas filosofias indianas;

    Recepção e debate da filosofia indiana em Hegel e seus contemporâneos;

    A arte indiana nos cursos de estética;

    Abordagens hegelianas e indianas da arte;

    Recepções contemporâneas da leitura de Hegel da Índia;

    Concepções hegelianas e indianas da história: contrastes e semelhanças

    Filosofia ou Religião? O debate hegeliano sobre o pensamento indiano;

    A religião como problema filosófico: as visões de Hegel e indianas sobre a religião.

     

    Lucas Nascimento Machado

    Luis Fellipe Garcia

    Saiba mais sobre Call for Papers
  • Chamada para Publicação - Call For Papers

    2021-02-10



    Chamada para Publicação - Call For Papers

     

    Número temárico: vol. 18, nº 31, 2021 

     

    Hegel pelas palavras de mulheres

     

    A Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos dedicará o próximo número à produção de pesquisadoras sobre a filosofia hegeliana.

     

    De acordo com recentes pesquisas, a situação da produção acadêmica de autoria de mulheres, especialmente para aquelas que têm filhos, foi ainda mais prejudicada devido à pandemia de COVID-19. Uma das formas de combate a esse agravamento das condições de desigualdades na academia é elaborar iniciativas que visem especificamente aos grupos atingidos. Dessa forma, a Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos abre chamada para artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções elaborados por pesquisadoras mulheres sobre a filosofia de Hegel em geral. Textos que cruzem a reflexão da filosofia hegeliana com questões relacionadas à filosofia feminista serão particularmente bem-vindos.

     

    Serão aceitos textos redigidos nos idiomas português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemã.

    Para maiores detalhes, consultar a seção "Diretrizes para Autores" do site da revista: http://ojs.hegelbrasil.org/index.php/reh/about/submissions#authorGuidelines

     

    Prazo final para o recebimento de textos: 31 de julho de 2021.

    Previsão de publicação: dezembro de 2021.

     

    Organizadoras, informações e contatos:

    Marloren Lopes Miranda: marloren.miranda@hotmail.com

    Michela Bordignon: michelabordignon81@yahoo.it

     

     

    Hegel through women’s words

    The next issue of the Online Journal of Hegelian Studies (Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos, the journal of the “Brazilian Hegel-Society”) will be devoted to publish contributions by female researchers on Hegel’s philosophy.

    As recent scientific evidence has shown, the amount of publications by female scholars – especially those who have children – has been particularly affected by the COVID-19 pandemic.

    One of the ways to fight this worsening of the conditions of inequality in the academic world is to promote initiatives that specifically target the affected groups. This is why the Online Journal of Hegelian Studies opens a call for articles, reviews, essays, interviews and translations on Hegel’s philosophy in general authored by female researchers. Texts that put Hegelian philosophy into dialogue with issues in feminist philosophy will be particularly welcome.

     

    We accept texts in Portuguese, Spanish, Italian, French, English and German. 

    For more details, see the “Guidelines for Authors” section of the journal’s website:

    http://ojs.hegelbrasil.org/index.php/reh/about/submissions#authorGuidelines

     

    Deadline for submission: July 31, 2021.

    The issue will be published at the end of 2021.

    Editors, information and contacts:

    Marloren Lopes Miranda: marloren.miranda@hotmail.com

    Michela Bordignon: michelabordignon81@yahoo.it

    Saiba mais sobre Chamada para Publicação - Call For Papers
  • Ciclo de Seminários: Hegel e a Política

    2020-10-31

    Os números temáticos "Hegel e Política" ("Hegel e Política I", vol. 15, n. 26, 2018, e "Hegel e Política II, vol. 17, n. 27, 2019-2020), da Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, buscaram proporcionar uma amostra da profunda renovação e do admirável revigoramento dos estudos da filosofia política hegeliana nas décadas mais recentes. Um processo de renovação que abre tanto novas chaves interpretativas para acessar as principais obras políticas hegelianas como expande o potencial do diálogo da filosofia hegeliana com diferentes autores da história da filosofia e a sua capacidade de abordar uma diversidade de desafios contemporâneos, em um diálogo frutífero com a filosofia social e outras áreas do saber.
    No intuito de divulgar e discutir os trabalhos que compõem essas publicações, a Estudos Hegelianos propõe, com o apoio da Sociedade Hegel Brasileira e o GT Hegel-Anpof, um ciclo de Webseminários nos quais os convidados farão a exposição do conteúdo de seus artigos ou de outros trabalhos mais recentes a partir de temáticas afins.

    A nossa próxima atividade será no dia 17 de novembro, às 15h

    Pobreza e ostentação, ou: a populaça e a (grotesca) populaça (soberana)


                      Prof. Dr. Frank Ruda (University of Dundee)

    A palestra será realizada em inglês.


    Programação Completa


    17/12/2020 - 7h30 PM (BR) /  11h30 PM (FR/NL/GER)

    Decreasing horizon of expectations
    Prof. Dr. Paulo Arantes (USP)




    Comissão Organizadora

    Polyana Tidre (Unisinos)
    Emmanuel Nakamura (Unicamp)
    Fábio Nolasco (UNB)
    Ricardo Crissiuma (UFRGS)


    Saiba mais sobre Ciclo de Seminários: Hegel e a Política
  • Webinar Series: Hegel and Politics - New Directions

    2020-10-15
    The Web Seminars Hegel and Politics - New Perspectives intend to widen the reach of the philosophy journal Revista Eletrônica Estudos Hegelianos (Hegel Studies, Brazil), whose latest thematic issues concerning "Hegel and Politics" have aimed to encourage and to strengthen the studies about Hegel's Political Philosophy, promoting its newest and most original interpretations. They propose, moreover, to offer instruments to reflect about contemporary challenges from a Hegelian perspective.
    Furthermore, the journal issues "Hegel and Politics", as well as the Web Seminars, intend to promote the intellectual production made both by Brazilian and international scholars, generating a productive exchange between them.
    The Web Seminars Hegel and Politics - New Perspectives are planned as a series of lectures, which will be held by the authors of some of the articles we published.

    Links to the journal Hegel Studies (issues "Hegel and Politics"):

    "Hegel and Politics I", vol. 15, n. 26, 2018
    http://ojs.hegelbrasil.org/index.php/reh/issue/view/28

    Next Seminar:

    17/11/2020 - 3 PM (BR) /  6 PM (UK) - 7 PM (FR/NL/GER)

    Poverty and Luxury, or: the Rabble and the (Grotesque) Rabble (Sovereign)

    Prof. Dr. Frank Ruda (University of Dundee)



    Program:


    17/12/2020 - 17/12/2020 - 7h30 PM (BR) / 10h30 PM (UK) - 11h30 PM (FR/NL/GER)

    Decreasing horizon of expectations
    Prof. Dr. Paulo Arantes (USP)





    Saiba mais sobre Webinar Series: Hegel and Politics - New Directions
  • Ciclo de Seminários: Hegel e a Política

    2020-10-14

    Os números temáticos "Hegel e Política" ("Hegel e Política I", vol. 15, n. 26, 2018, e "Hegel e Política II, vol. 17, n. 27, 2019-2020), da Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, buscaram proporcionar uma amostra da profunda renovação e do admirável revigoramento dos estudos da filosofia política hegeliana nas décadas mais recentes. Um processo de renovação que abre tanto novas chaves interpretativas para acessar as principais obras políticas hegelianas como expande o potencial do diálogo da filosofia hegeliana com diferentes autores da história da filosofia e a sua capacidade de abordar uma diversidade de desafios contemporâneos, em um diálogo frutífero com a filosofia social e outras áreas do saber.
    No intuito de divulgar e discutir os trabalhos que compõem essas publicações, a Estudos Hegelianos propõe, com o apoio da Sociedade Hegel Brasileira e o GT Hegel-Anpof, um ciclo de Webseminários nos quais os convidados farão a exposição do conteúdo de seus artigos ou de outros trabalhos mais recentes a partir de temáticas afins.

    A nossa próxima atividade será no dia 17 de novembro, às 15h

    Poverty and Luxury, or: The Rabble and (Grotesque) Rabble (Sovereign)


                      Prof. Dr. Frank Ruda (University of Dundee)

    A palestra será realizada em inglês.


    Programação Completa


    17/12/2020 - 7h30 PM (BR) /  11h30 PM (FR/NL/GER)

    Decreasing horizon of expectations
    Prof. Dr. Paulo Arantes (USP)




    Comissão Organizadora

    Polyana Tidre (Unisinos)
    Emmanuel Nakamura (Unicamp)
    Fábio Nolasco (UNB)
    Ricardo Crissiuma (UFRGS)


    Saiba mais sobre Ciclo de Seminários: Hegel e a Política
  • Ciclo de Seminários Hegel-Hölderlin 250 anos

    2020-10-11
    Em comemoração aos 250 anos de nascimento de G.W.F. Hegel e Friedrich Hölderlin, o Centro de Estudos europeus e alemães (CDEA-UFRGS-PUC) em conjunto com a Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, o PPG de Filosofia da UFRGS, e o Instituto Federal do Rio de Janeiro, organizam um ciclo de webseminários com encontros previstos para os próximos três meses deste ano de 2020.

    Os seminários visam conferir aos participantes oportunidade de conhecer e debater a pesquisa de especialistas nacionais e internacionais na obra de Hegel e Hölderlin. As comunicações já programadas deverão ser em alemão ou inglês, com compartilhamento de tela do texto em português para todos que estiverem assistindo. As perguntas poderão ser feitas em inglês, alemão ou português (os organizadores se responsabilizarão pela tradução).

    Todos os seminários serão transmitidos pelos canais do CDEA, do IFCH e da Revista de Estudos Hegelianos. Posteriormente, as gravações das comunicações e os debates serão legendados em português e disponibilizados no canal do You Tube da Revista de Estudos Hegelianos.

    Aqueles e aquelas que quiserem contar de antemão com os textos (traduzidos ou no original) que serão apresentados e debatidos nos seminários devem escrever para o email: r_crissiuma@yahoo.com.br, solicitando o envio.

    Todos os encontros serão transmitidos pelo canal da Revista Estudos Hegelianos no You Tube: https://bit.ly/3np424S. As perguntas aos palestrantes poderão ser feitas no próprio campo de comentários da plataforma.

    Abaixo, segue a programação do ciclo de seminários (ainda sujeita a alterações).


    Comissão Organizadora: 

    Kathrin Rosenfield (UFRGS)

    Wagner Quevedo (IFRJ)

    Ricardo Crissiuma (UFRGS)


    Apoio e Realização: 
     
    CDEA - UFRGS - PUC (Draiton Gonzaga, Cristiane Kilian)
       Revista de Estudos Hegelianos 
    Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS (Capes)
    Instituto Federal do Rio de Janeiro
    Sociedade Hegel Brasileira 

    Programação:

    13 de outubro, às 14h

    Michael Franz (Universität Tübingen):

    "Como o humano se põe:
    O enterro de Fichte no Fragmento hölderliniano de Píndaro Os Asilos"


    13 de novembro, às 14h

    Christoph Jamme (Universität Lüneburg)

                            "A teoria da tragédia de Friedrich Hölderlin"


    24 de novembro, às 14h

    Uta Degner (Univ. Salzburg - Gemanistik) 

    "A recepção de Hölderlin na obra de E. Jelinek"
     

    3 de dezembro, às 14h.

    Priscilla A. Hayden-Roy (University of Nebraska-Lincoln):

    “Des-Erotização nos esboços para Empédocles de Hölderlin”

    Ulisses Razzante Vaccari (Universidade Federal de Santa Catarina)

    "Hölderlin e o paradoxo de Empédocles"

    Saiba mais sobre Ciclo de Seminários Hegel-Hölderlin 250 anos