Call for Papers: Hegel e teorias contemporâneas da cognição
2025-04-27
Um dos eixos maiores do projeto hegeliano seria oferecer uma maneira renovada para pensar processos cognitivos. Desde seus manuscritos de juventude, por exemplo, encontramos a preocupação de Hegel em aproximar procedimentos éticos às dimensões teóricas da razão. Preocupação que culminará na escrita da Fenomenologia do Espírito, em que Hegel explicita os fundamentos sociais para a cognição de sujeitos concretos. Recuperando sobretudo sua Filosofia da Natureza, grande atenção tem também sido dada, na literatura recente sobre o autor, às (des)continuidades com que Hegel reflete sobre cognições humana e não-humana.
O objetivo deste número é reunir contribuições que aproximem Hegel e filosofia contemporânea das ciências cognitivas, amplamente definida. Mostram-se particularmente interessantes suas relações com teorias corporificadas da cognição (4-e cognition) e psicologia ecológica; críticas ou suportes ao representacionalismo; epistemologia social; cognição de animais não-humanos e inteligência artificial; críticas ou suportes a teorias neurocientíficas ou fisicalistas da mente.
Assim, exemplos de questões de interesse maior são: em que medida o projeto hegeliano se aproxima (ou se distancia) dos programas de pesquisa nas atuais ciências empíricas da mente? Pode a dialética hegeliana nos ajudar a pensar avanços nas dimensões culturais e políticas dos avanços em inteligência artificial? Seriam inteligências artificiais artefatos espirituais (geistige)? Seriam as críticas de Hegel ao transcendentalismo kantiano relevantes para os cognitivismos contemporâneos? Em que medida sua reflexão sobre organismos não-humanos nos ajuda a pensar avanços em teorias corporificadas da cognição, incluindo seus aspectos éticos? Em consonância ao entretecimento entre procedimentos práticos e teóricos com que Hegel a concebe, os editores convidam colaboradores a também pensar a cognição a partir de suas relações com outras dimensões do sistema hegeliano, como a experiência estética, a linguagem e a ética.
As submissões devem ser feitas pelo site da revista e observando as diretrizes de publicação.
Aceitamos textos em português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão.
Prazo para as submissões: 30/04/2026.
Publicação prevista para o segundo semestre de 2026.
Contato: Pedro Pennycook (pennycook@uky.edu)