Raison et déraison dans l’histoire
Abstract
RÉSUMÉE: L'article examine principalement trois themes: la fin de l'histoire, le role directeur de la raison et la ?ruse de la raison?. Il defend l’hypothese selon laquelle,pour Hegel, chaque peuple tend vers la pleine conscience de soi et la possession d’un Etat accompli. Que l’histoire soit rationnelle signifie alors que le peuple est le sujet de son devenir. Toutefois, le peuple est fini, au sens ou il ne poursuit que des buts particuliers. C’est en ce sens que la rationalite de l’histoire n’est ?que? rusee. L’histoire ne forme pas une totalite veritable mais se divise en une multiplicite de peuples, qui sont chacun voues au malheur et a la disparition.
RESUMO: O presente artigo examina principalmente três temas: o fim da história, o papel direcionante da razão e a “astúcia da razão”. Defende-se a hipótese segundo a qual, para Hegel, cada povo tende para a consciência plena de si e a posse de um Estado acabado. Que a história e racional significa então que o povo e o sujeito do seu devir. No entanto, o povo e finito, no sentido de que ele busca apenas fins particulares. E nesse sentido que a racionalidade da história e “apenas” astúcia. A história nao constitui nenhuma totalidade verdadeira, mas divide-se num multiplo de povos, cada um estando destinado a infelicidade e ao desaparecimento.