O Desejo e seu Outro
Resumo
Resumo: Este artigo analisa os desdobramentos do movimento do desejo no Capítulo IV da Fenomenologia do Espírito de Hegel em todos os seus momentos para mostrar como o desejo na qualidade de movimento vai paulatinamente mudando sua característica enquanto movimento até atingir o ponto de sua transmudação. Esta transmudação evidencia uma dialética transformativa do desejo em trabalho e permitirá entender como surge a temática do trabalho no capítulo e obra retrocitados.
Palavras-chave: Desejo, Trabalho, Consciência de si, Hegel.
Abstract: This paper examines the ramifications of the movement of desire in the Chapter IV of Hegel’s Phenomenology of Spirit in every moment of the process, in order to show how the desire as a moviment is gradually changing its caracteristics until reaches the point of its transmuting. This transmuting of desire puts in evidence a transformative dialectic of desire into work and it will allow to understand how the subject of work appears in the chapter and book already stated above.
Keywords: Desire, Work, Self-consciousness, Hegel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.