Sobre a (in)certeza sensível em Hegel
Resumo
RESUMO: Pretendemos demonstrar, através da análise da experiência da “certeza sensível”, primeiro Capítulo da Fenomenologia do Espírito, a crítica que Hegel realiza a toda imediatez, o que nos leva a ressaltar a relevância da negatividade, do ser-outro, em seu pensamento. Buscamos também compreender, resgatando o legado platônico de Hegel, o que seja a unidade dialética, isto é, a identidade da identidade e da diferença.
Palavras-chave: Negação, Mediação, Identidade, Diferença, Dialética.
ABSTRACT: Based upon the experience of “sensible certitude” in the first chapter of the Phenomenology of Spirit, we aim to demonstrate the critique of all kind of immediateness in Hegel’s thought, what permit us to focus the relevance of negativity in his work. We also intend to understand what means the dialectical unity, that is, the identity of identity and difference, showing the platonic heritage of Hegel.
Keywords: Negativity, Mediation, Identity, Difference, Dialectic.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.