Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sobre a Revista

A Revista Eletrônica Estudos Hegelianos (REH) foi fundada em 2004 pelos integrantes da diretoria da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) com o objetivo de promover os estudos e a pesquisa sobre Hegel no Brasil. Além de receber artigos por fluxo contínuo, o periódico está aberto a cooperações com organizadores de Congressos Internacionais e de atividades acadêmicas realizadas pela SHB e por pesquisadores ligados à comunidade de estudos hegelianos.

A REH publica artigos, resenhas e traduções que contribuam para os estudos hegelianos em sua interface com a Filosofia Clássica Alemã, com a Filosofia Social e com interpretações contemporâneas de Hegel. Ao assumir a internacionalização como horizonte, o interesse da revista é duplo: (1) divulgar os desdobramentos mais relevantes da pesquisa sobre Hegel para os pesquisadores e estudantes brasileiros e (2) contribuir para a divulgação da pesquisa hegeliana praticada no Brasil para o público internacional. A excelência acadêmica dos trabalhos é garantida por um processo de avaliação às cegas a cargo de um renomado corpo de colaboradores e colaboradoras.

 

Histórico de seus números e editores

Os 6 primeiros números da REH foram editados pelo Prof. Dr. Alfredo Moraes (UFPE). A partir de 2007, a edição coube ao Prof. Dr. Manuel Moreira da Silva (Unicentro), que editou os números 7 a 10. Do número 11 ao 17, a revista contou com a edição do Prof. Dr. Christian Klotz (UFG). Desde o número 18, a REH tem como editora geral a Profa. Dra. Márcia Cristina Ferreira Gonçalves (UERJ) e, inicialmente, o editor adjunto Prof. Dr. Federico Sanguinetti (UFRN). Desde então, a revista intensificou de maneira vigorosa a sua projeção internacional. Atualmente, o Dr. Emmanuel Nakamura (UP), o Prof. Dr. Hernandez Vivian Eichenberger (IFSC), a Profa. Dra. Patrícia Riffel de Almeida (Unicentro), a Profa. Dra. Polyana Tidre (UFPR) e a Dra. Renata Inarah Guerra Santos (USP) formam a equipe de editores adjuntos.


Foco e Escopo

Em sua nova concepção, a Revista Eletrônica Estudos Hegelianos pretende ampliar sua temática, a fim de publicar artigos, resenhas e traduções que contribuam para os estudos hegelianos em sua interface com o desenvolvimento da Filosofia Clássica Alemã e suas interpretações contemporâneas, tendo como única exigência a excelência acadêmica dos trabalhos. Neste sentido, serão bem-vindas submissões que tratem de temáticas comuns a Hegel e aos outros pensadores da Filosofia Clássica Alemã ou que, em discutindo a filosofia desses pensadores, ilumine de algum modo os problemas hegelianos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos será efetuada através de parecer de dois membros designados pelo Conselho Editorial, pareceristas ad hoc, escolhidos entre especialistas na temática, em regime de blind review, que avaliarão a pertinência ou não da publicação do artigo. As contribuições podem ser redigidas em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.